Tempo médio de leitura: 4 minutos.
A Regularidade docente é um indicador elaborado pelo Inep que mensura a permanência do docente em determinada escola com base nos últimos cinco anos.
- Onde encontro essas informações na plataforma?
- Como a Regularidade docente é calculada?
- Como interpretar o gráfico de Regularidade docente?
- Por que este indicador é importante?
Onde encontro essa informação na plataforma?
Você pode consultar essa informação na seção de Contexto e Recursos da página de Análises das escolas. Para encontrá-la, clique na aba de Análises do Painel Escolar.
Depois, já na aba de Análises, vá até a seção Contexto e Recursos.
Como a regularidade docente é calculada?
Como mencionamos, a regularidade docente leva em consideração a permanência do professor em determinada escola nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Censo Escolar. No cálculo deste indicador realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para cada professor em uma escola foi atribuída uma pontuação, de forma que a presença em anos mais recentes do recorte avaliado fosse mais valorizada, considerando também a regularidade da presença em anos consecutivos.
Depois de definida, essa pontuação é padronizada e distribuída numa escala que vai de 0 a 5. Assim, quanto mais próximo de 0, mais irregular é a presença do professor e quanto mais próximo de 5, mais regular.
Como intepretar o gráfico de regularidade docente?
Na página de Análises das escolas, você pode visualizar quantas escolas do grupo selecionado estão em cada faixa do indicador de regularidade docente. Neste exemplo, é possível notar que 322 escolas estão na faixa de 2 a 3 da escala do indicador de regularidade docente.
Por que este indicador é importante?
Um professor que permanece pouco tempo em uma escola tem menos possibilidades de trabalhar problemas estruturais daquele contexto, de dar continuidade aos planejamentos pedagógicas e executar planos de ação até o final. Além disso, a alta rotatividade de educadores pode afetar o estabelecimento de vínculo entre aluno e escola. Esses pontos, juntos de outros fatores, podem incidir negativamente sobre o nível de aprendizado dos alunos.
Ao quantificar a regularidade docente, este indicador permite que uma regional ou uma rede busque compreender as causas dos baixos níveis regularidade. Também é possível identificar escolas com baixa regularidade e elaborar ações específicas, a fim de aumentar a regularidade dos educadores naquele contexto.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.