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A Complexidade de gestão é um indicador elaborado pelo Inep que mensura o nível de complexidade de gestão das escolas de acordo com quatro características da escola: porte, número de etapas/modalidades oferecidas, complexidade destas etapas e número de turnos oferecidos.
- Onde encontro essa informação na plataforma?
- Como a complexidade de gestão é calculada?
- Como interpretar o gráfico de complexidade de gestão?
- Por que esse indicador é importante?
Onde encontro essa informação na plataforma?
Se o seu perfil de visualização for Regional ou Estadual, você poderá consultar esse indicador na seção de Contexto e Recursos da página de Análises das escolas. Para encontrá-la, clique na aba de Análises do Painel Escolar.
Depois, já na aba de Análises, vá até a seção Contexto e Recursos.
Se o seu perfil de visualização for de Escola, você poderá consultar esse indicador na página da sua escola no Painel Escolar. Para encontrá-la clique em Painel Escolar na página inicial da Foco. Então consulte a complexidade de gestão no cabeçalho da página principal da sua escola.
Como a Complexidade de gestão é calculada?
Como mencionamos, o indicador de Complexidade de gestão leva em consideração o porte da escola, número de etapas e turnos oferecidos, e complexidade destas etapas. A partir destas quatro características, quantificadas a partir de dados do Censo Escolar, estima-se então uma pontuação de complexidade de gestão da escola.
Para facilitar o entendimento deste indicador, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) categorizou essa pontuação de complexidade de gestão em 6 níveis. Quanto maior for o nível do indicador, maior é a complexidade de gestão, ou seja, mais desafiador é administrar aquela escola.
Abaixo, explicamos em mais detalhes quais são as características apresentadas por pelo menos dois terços das escolas em cada um dos níveis, de acordo com a definição do Inep.
- Nível 1 - Porte inferior a 50 matrículas, operando em único turno e etapa e apresentando a Educação Infantil ou Anos Iniciais como etapa mais elevada.
- Nível 2 - Porte entre 50 e 300 matrículas, operando em 2 turnos, com oferta de até 2 etapas e apresentando a Educação Infantil ou Anos Iniciais como etapa mais elevada.
- Nível 3 - Porte entre 50 e 500 matrículas, operando em 2 turnos, com 2 ou 3 etapas e apresentando os Anos Finais como etapa mais elevada.
- Nível 4 - Porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 2 ou 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando Ensino Médio/profissional ou a EJA como etapa mais elevada.
- Nível 5 - Porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada.
- Nível 6 - Porte superior à 500 matrículas, operando em 3 turnos, com 4 ou mais etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada.
Como interpretar o gráfico de Complexidade de gestão?
Na página de Análises das escolas, você pode visualizar quantas escolas do grupo selecionado estão em cada um desses níveis de complexidade por meio do gráfico de complexidade de gestão. Na imagem abaixo, por exemplo, é possível notar que 107 escolas estão no nível 2 de complexidade.
Por que esse indicador é importante?
Apesar da gestão escolar contemplar outras dimensões além das quatro usadas na construção deste indicador, ele pode ser muito valioso para contextualizar os resultados das avaliações externas. Por exemplo: você pode usar os filtros para selecionar o grupo de escolas que alcançou a meta, e depois o grupo de escolas que não alcançou, e comparar o gráfico de complexidade de gestão dos dois grupos. É possível identificar uma relação entre a complexidade e os resultados? Há escolas com complexidade de gestão de nível 6 que mesmo assim alcançaram suas metas?
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