Tempo médio de leitura: 6 minutos.
A taxa de participação representa o percentual de estudantes daquela escola, regional ou rede que efetivamente compareceram e realizaram determinada avaliação.
- Como os patamares da taxa de participação são definidos?
- Como a taxa de participação é calculada?
- Quais são os patamares de taxa de participação?
Como os patamares da taxa de participação são definidos?
O patamar de representatividade de uma escola, regional ou rede pode ser definido a partir de sua taxa de participação em determinada avaliação externa.
Para que o resultado da avaliação externa possa representar de uma maneira fiel o desempenho de uma escola, de uma regional ou de uma rede, a participação efetiva dos estudantes deve ser igual ou superior a 80%. De acordo com o CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), apenas quando este percentual é atingido, ou superado, se torna possível generalizar os resultados para a escola, regional ou rede.
Por isso, quando a taxa de participação é igual ou superior a 80% dizemos que os resultados apresentados no Mapa de Descritores têm alta representatividade, ou seja, eles representam a escola, a regional ou a rede como um todo. Quanto menos alunos tiverem participado da avaliação externa, ou seja, quanto menor for a taxa de participação de determinada agregação, menos representativos serão seus dados exibidos no relatório Resultados da Escola.
Como a taxa de participação é calculada?
No Resultados da Escola, a taxa de participação representa o percentual de estudantes daquela escola, regional ou rede que efetivamente compareceram e realizaram determinada prova. Ela é calculada a partir das matrículas da escolas, que representam 100% dos alunos e determinam um número previsto daqueles que realizarão as avaliações externas.
Quais são os patamares de taxa de participação?
- Alta representatividade: 80% a 100% de taxa de participação
Os resultados apresentados representam a escola, a regional ou a rede como um todo. Por isso, os dados apresentados no Mapa de Descritores podem ser generalizados. - Média representatividade: 50% a 80% de taxa de participação
Os resultados não são generalizáveis para toda a agregação, já que a taxa de participação é inferior a 80%. Para melhorar a representatividade dos resultados, tente aumentar o engajamento de seus alunos na avaliação. - Baixa representatividade: 0% a 50%
Por conta da baixa taxa de participação, os resultados apresentados não são generalizáveis para toda a escola, regional ou rede. Por isso, fique atento ao utilizar estes resultados em seu planejamento, eles não representam a agregação como um todo. - Sem dados
Não há dados de participação para essa seleção, portanto tome cuidado ao utilizar estes resultados, eles podem não representar a escola, regional ou rede como um todo. Este tipo de patamar pode ser apresentado, por exemplo, em situações em que o número de alunos previstos não foi informado, o que impede o cálculo da taxa de participação. - Sem alunos previstos
Tome cuidado ao utilizar estes resultados, eles podem não representar a escola, regional ou rede como um todo. Este tipo de patamar pode ser apresentado quando não há alunos previstos para participarem da avaliação, o que impede o cálculo da taxa de participação.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.