Tempo médio de leitura: 15 minutos.
A Foco pode oferecer mais de dez relatórios distintos, com diferentes níveis de aprofundamento. Neste roteiro você saberá os principais pontos da ferramenta que devem ser explorados em sua primeira navegação.
Na seção Resultados da Escola, você vai ver os resultados das avaliações formativas e diagnósticas com o desempenho histórico para identificar lacunas de aprendizagem recorrentes. Destacamos abaixo alguns pontos para aproveitar os dados desta página.
Avaliações Formativas
Ao selecionar as avaliações externas formativas da sua rede estadual ou Saeb e Ana você será direcionado ao Mapa de Descritores, que mostra em quais descritores ou habilidades seus alunos estão defasados.
- Cada linha deste gráfico corresponde a uma Complexidade Pedagógica e cada coluna corresponde a um Grau de Domínio. Juntos, esses dois parâmetros nos ajudam a mostrar em quais habilidades os alunos estão defasados. Vale lembrar que essa classificação foi um trabalho feito pela equipe da Secretaria de Educação, considerando as particularidades de cada rede. Para saber tudo sobre o Mapa de Descritores, clique aqui.
- As cores do Mapa têm um propósito, conforme indica a legenda. Quando cruzamos a Complexidade e o Grau de Domínio citado, chegamos aos seis quadrantes de compõem o Mapa, e cada um indica uma situação diferente. Os descritores ou habilidades que estão na parte vermelha devem ser priorizados. O que estão em laranja precisam ser retomados. Os amarelos devem ser complementados. E os verdes, por fim, devem ser aprofundados.
- Cada ícone posicionado nos quadrantes coloridos correspondem a um descritor. E suas formas geométricas variam de acordo com tema do descritor. Passe o mouse sobre o descritor para visualizar quais outros descritores estão relacionados àquele tema.
- Para saber como seus alunos evoluíram em um descritor específico ao longo do tempo, clique sobre o ícone e verifique a evolução da distribuição do grau de domínio em relação àquela habilidade ao longo dos anos.
- O Mapa oferece opções de filtros que podem te ajudar a investigar questões estruturais da escola. Use, por exemplo, o filtro de ano da avaliação para checar se algum descritor aparece recorrentemente na coluna do baixo grau de domínio. Você também pode filtrar a série, a turma, a disciplina e até o padrão de desempenho.
Avaliações Diagnósticas
- Nesta seção são apresentados os resultados dos seus alunos nas avaliações diagnósticas. Para acessar, clique na avaliação que deseja visualizar e selecione a aba com as informações desejadas, Série, Turma, Descritor, Aluno ou Questão. Em seguida, utilize os filtros para selecionar a edição da avaliação, série, disciplina e turma que deseja visualizar.
Painel Escolar
O Painel Escolar é uma página que agrega informações sobre o indicador de aprendizagem de seu estado, a evolução dos descritores para todas as disciplinas avaliadas e análises sobre aprendizagem e fluxo, assim como sobre infraestrutura e gestão.
Vale mencionar que essa seção se comporta de formas diferentes de acordo com o seu perfil de visualização na plataforma. Se o seu perfil de acesso for vinculado a uma regional ou à rede estadual, você visualizará as informações distribuídas por meio de três abas: "Visitas", "Formação" e "Análises". Se o seu perfil de acesso for vinculado a uma escola, você visualizará apenas os dados de sua unidade escolar sintetizados em uma única página.
Para saber todos os detalhes do Painel Escolar para os perfis Regional ou Estadual, clique aqui. E para saber como ele funciona em um perfil Escolar, clique aqui.
Destacamos abaixo alguns pontos aos quais você precisa ficar atento para aproveitar os dados desta página, considerando o perfil de acesso Escolar.
- Assim que você acessar o Painel Escolar verá uma ilustração ao lado do nome de sua escola. Para a página ficar com a sua cara, insira uma foto da fachada de sua escola. Clique no ícone de câmera fotográfica que fica acima e ao lado esquerdo da ilustração para inserir a imagem desejada.
- Em seguida, na mesma página, você verá os dados de desempenho e fluxo de sua escola, de acordo com o indicador estadual. Verifique qual é a meta de sua escola e analise se ela está de acordo com o plano de ação traçado para atingi-la. Antes de verificar a meta, porém, observe a pequena seta ao lado do número do indicador para verificar se a pontuação da sua unidade educacional aumentou (seta verde) ou diminuiu (seta vermelha) em relação à avaliação anterior.
- Na mesma página, uma tabela agrega os dados de evolução do domínio em cada descritor nos últimos três anos de avaliação. Refine sua visualização filtrando os dados que deseja visualizar clicando na seta laranja ao lado de cada filtro e selecionando as opções desejadas.
- Nesta mesma tabela, explore outras formas de ordenar as informações. Deixamos aqui um exemplo de como começar esse exercício. Primeiro, clique no filtro ao lado da palavra “Complexidade Pedagógica” e selecione a opção “Ordenar A > Z” para organizar os descritores do menos complexo para o mais complexo. O mesmo filtro pode ser aplicado na coluna “Descritor” ou nas colunas de anos localizadas ao final da tabela.
- Se você pertencer a uma Regional ou à Secretaria, também terá acesso à aba de Formações. Ela apresenta tabelas de descritores bastantes semelhante à que você viu no Painel Escolar, porém organizada de acordo com a ação que cada descrito requer: priorizar, retornar, complementar ou aprofundar. Para navegar, selecione a disciplina desejada e em seguida refine a exibição dos dados utilizando os filtros, conforme detalhado acima.
- Se você pertencer a uma Regional ou à Secretaria, também terá acesso à aba de Análises. Ela apresenta características gerais de determinado grupo de escolas, informações de infraestrutura e gestão e, por fim, dados de aprendizagem e fluxo.
- Para começar sua navegação na página de Análises, use os filtros no cabeçalho da página para definir as características do grupo de escolas cujos dados você pretende analisar. No filtro do indicador de seu estado, você pode começar selecionando as escolas que bateram ou não a meta na última avaliação. Em localização, escolha entre escolas urbanas ou rurais. Você também pode escolher os ciclos que deseja visualizar no filtro ciclos oferecidos.
Seção de Preparação para o Enem
Na seção de Preparação para o Enem você encontra o desempenho de seus alunos nas habilidades de cada área de conhecimento do exame nacional, bem como um banco com todas as questões que já caíram na avaliação desde a edição de 2009. Destacamos abaixo alguns pontos aos quais você deve ficar atento para aproveitar os dados desta página.
- Os dados do Enem são dispostos no Mapa de Habilidades, que pode ser considerado um primo do Mapa de Descritores. A principal diferença entre eles está na classificação das habilidades. No mapa do Enem, elas são classificadas de acordo com o peso histórico, que nada mais é do que a medida de quanto cada habilidade impactou a nota dos alunos nos últimos anos.
- Além disso, alguns filtros presentes no Mapa de Descritores não estão no Mapa de Habilidades, é o caso do “Série” e “Turma”. Use os filtros para selecionar a área de conhecimento que você deseja explorar: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas.
- As habilidades são representadas por círculos e quando você passa o mouse sobre uma habilidade, são destacadas as demais habilidades que estão relacionadas àquela área de competência.
- Para saber como seus alunos evoluíram em uma habilidade específica ao longo do tempo, clique sobre o círculo da habilidade e verifique a evolução da distribuição do grau de domínio em relação àquela habilidade ao longo dos anos.
- Por fim, acesse o relatório de Análise por questão. Nele, cada barra corresponde a uma questão da prova. A altura representa a taxa de acertos dos alunos e a cor das barras traduz o nível de dificuldade da pergunta (verde para fácil, amarelo para média e vermelha para difícil).
- Clique na barra e role até o final da página para ver o enunciado da questão e informações sobre o desempenho dos alunos naquela pergunta. Essa seção pode ser usada para selecionar atividades práticas em sala de aula, baseadas na defasagem dos seus alunos.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.