Tempo médio de leitura: 9 minutos.
O Mapa de Descritores, ou Mapa de Habilidades, é o painel que a plataforma Foco usa para apresentar resultados de avaliações elaboradas com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item).
- Quais avaliações podem ser analisadas no Mapa de Descritores?
- Como faço para visualizar o Mapa de Descritores?
- Como posso usar esse relatório?
- O que é Complexidade Pedagógica ou Itinerário de Aprendizagem?
- O que é Grau de Domínio?
Quais avaliações podem ser analisadas no Mapa de Descritores?
Neste relatório você pode visualizar dados das seguintes avaliações externas:
- Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
- Avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica): Prova Brasil e ANA
- Avaliações estaduais, como PAEBES (Espírito Santo), SAEGO (Goiás), entre outros.
Como faço para visualizar o Mapa de Descritores?
- Para visualizar o Mapa de Descritores, acesse a plataforma Foco e clique no botão laranja corresponde à avaliação que você deseja analisar ou no box Preparação para o Enem.
- Em seguida, a página de origem dos dados será aberta. Clique sobre o campo para escolher se você deseja visualizar os dados da rede estadual, da regional ou da escola. Depois clique em continuar. Vale lembrar que para acessar informações da rede ou da regional, seu cargo deve estar vinculado a uma dessas instâncias. Se você estiver lotado em uma escola poderá visualizar apenas os dados da unidade escolar.
Como posso usar esse relatório?
Para saber como navegar pelo Mapa de Descritores, assista ao vídeo ou leia os tópicos abaixo:
- Escolha as informações que você deseja visualizar por meio dos filtros que ficam na parte superior. Para isso, clique sobre o campos de filtro, selecione a informação desejada e clique em Filtrar.
- Em seguida, você visualizará os principais resultados de acordo com os filtros selecionados. Em Desempenho por descritores você visualizará quantos descritores precisam da sua atenção e informações sobre o descritor mais prioritário. Em Desempenho pela proficiência você verá informações sobre a proficiência no ano selecionado.
-
Na aba Material de apoio, você encontrará sugestões de atividades, planos de aula, lista de exercícios ou outros materiais para apoiar o desenvolvimento das aprendizagens. Utilize o seletor para escolher a área do mapa, o descritor que deseja visualizar e a categoria dos materiais que deseja visualizar.
- Observe os descritores distribuídos pelo Mapa. Cada ícone branco posicionado nos quadrantes coloridos corresponde a um descritor. O D15 destacado na imagem abaixo, por exemplo, é um descritor.
- Veja os temas que foram abordados na avaliação externa. Cada forma geométrica com que um descritor é representado remete a um tema diferente. Para entender todas as formas, você pode consultar a aba Entenda as Formas localizada ao lado direito do Mapa. Ao passar o mouse sobre um descritor, todos os descritores relacionados ao mesmo tema serão destacados.
- Veja quais são os descritores prioritários a partir das cores do Mapa. Os descritores ou habilidades que estão na parte vermelha devem ser priorizados. Em laranja estão os descritores ou habilidades que precisam ser retomados. Já os amarelos devem ser complementados. E os verdes, por fim, devem ser aprofundados. Essa informação está destacada na legenda acima do Mapa.
- Analise se os descritores em que os alunos estão melhorando ao longo dos anos. Um dos possíveis indicativos de que o descritor evoluiu é que ele se deslocou da esquerda para direita do Mapa de Descritores, indicando que os alunos passaram a ter um grau de domínio maior sobre esse conteúdo. Vale mencionar que os descritores não podem mudar de linha, apenas de coluna. Mudar de linha significaria que um descritor se tornou mais ou menos complexo, o que não pode ocorrer.
O que é Complexidade Pedagógica ou Itinerário de Aprendizagem?
A Complexidade Pedagógica é um parâmetro pactuado com cada Secretaria de Educação parceira da Foco para definir o quão complexo é cada descritor da matriz de referência da avaliação estadual. Assim um descritor pode ser ter complexidade pedagógica: Alta (Global), Média (Operacional) ou Baixa (Básica).
Em alguns estados, em vez da complexidade pedagógica, o Mapa de Descritores mostra o Itinerário de Aprendizagem de cada um dos descritores da matriz. O Itinerário representa a etapa à qual pertence uma determinada habilidade, de acordo com a categorização pedagógica à qual ela pertence. Sendo assim, uma habilidade pode estar na Etapa III (alta complexidade), Etapa II (média complexidade) ou Etapa I (baixa complexidade).
Tanto a Complexidade Pedagógica quanto o Itinerário de Aprendizagem são mostrados nas linhas do Mapa de Descritores. Assim, quanto mais para baixo do mapa o descritor estiver posicionado, maior é sua complexidade.
O que é Grau de Domínio?
O Grau de Domínio consiste na probabilidade de um aluno, do conjunto de alunos selecionados, acertar um item ou uma questão aleatória associado e este descritor.
O Grau de Domínio também pode ser alto, médio ou baixo. Os descritores ou habilidades posicionados na primeira coluna são aqueles em que os alunos têm baixo grau de domínio, os da segunda coluna são aqueles em que eles têm médio grau de domínio e os da última aqueles em que eles têm alto grau de domínio. Ou seja, quanto mais para a direita o descritor estiver posicionado, maior o grau de domínio nele.
As faixas percentual que separam os graus de domínio são as seguintes:
- baixo até 50%
- médio: 50% a 65%
- alto: acima de 65%
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o Mapa de Descritores? Separamos um artigo que pode te ajudar a compreender os usos pedagógicos desta ferramenta. Clique aqui e leia o trecho "O que é o Mapa de Descritores?".
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.