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Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.
O que é uma matriz de referência?
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a matriz de referência é usada para indicar as habilidades que devem ser avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas pelos órgão avaliadores.
O conteúdo das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, é definido em matrizes de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.
Como a matriz é dividida?
A matriz é dividida em temas. Esses temas, por sua vez, são subdivididos por elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações de larga escala. Esses elementos são o que chamamos de descritores que, especificam o que cada habilidade implica.
Para esse conceito ficar mais concreto, vamos a alguns exemplos de temas/tópicos e descritores de uma matriz de referência de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio. Um dos temas desta área do conhecimento é “Coerência e Coesão no Processamento do Texto”. Sob seu guarda-chuva, há os seguintes descritores:
- D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
- D7 – Identificar a tese de um texto.
- D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
- D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
- D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
- D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
É a partir de descritores como os elencados acima que são elaboradas as questões das avaliações em larga escala. Assim, por meio do resultado dessas avaliações é possível mapear o domínio dos estudantes nas habilidades e a proficiência nas áreas do conhecimento, a fim de se propor um planejamento pedagógico direcionado às necessidades de cada estudante, turma, escola, regional ou estado.
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre descritores e habilidades? Clique aqui e leia este artigo que separamos para te explicar o que, afinal, é uma habilidade e qual é importância de se trabalhar por habilidades. Recomendamos a leitura integral, com ênfase no trecho "Habilidades e competências".
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