Tempo médio de leitura: 8 minutos
Os descritores em destaque que aparecem na página inicial das avaliações diagnósticas ou formativas são definidos com base na taxa de acerto da turma e de seu desempenho em relação à rede estadual.
- Como os descritores críticos e em destaque são definidos?
- O que acontece se dois descritores tiverem o mesmo indicador?
- Há alguma diferença de critério nas redes estaduais que fizeram priorização curricular?
Como os descritores críticos e em destaque são definidos?
Na página inicial das avaliações diagnósticas ou formativas há dois grupos: os descritores em destaque (desempenho superior em relação à rede) e os descritores críticos (desempenho inferior em relação à rede).
A divisão desses dois grupos é baseada na comparação entre a taxa de acerto de cada turma e a taxa de acerto da rede. A taxa de acertos da turma é dividida pela taxa média de acerto da rede para se chegar a um indicador que facilita a classificação dos descritores. Assim, os três descritores com o menor indicador são os descritores críticos. E os três com maior indicador são os descritores em destaque.
No critério descrito acima, o indicador dá mais peso para os descritores que tiveram menores taxas de acerto da turma,. Por exemplo, um descritor A em que a turma acerta 20% e a rede acerta 50% tem como resultado do indicador 0,40 é mais crítico que um descritor B em que a turma acerta 50% e a turma acerta 80% que tem como resultado do indicador 0,62. A diferença de desempenho da turma em relação à rede é a mesma para os dois descritores, mas o indicador do descritor A é menor do que o indicador do descritor B.
Com este indicador, além de olhar para a comparação entre o desempenho da turma com a da rede, também estamos olhando para o nível de desempenho da turma em si. Ou seja, para os descritores prioritários, damos mais peso para as habilidades com baixa taxa de acerto da turma. E para os descritores em destaque, damos mais peso para as habilidades com maior taxa de acerto da turma.
Além disso, para definir os descritores críticos são considerados apenas aqueles que a turma teve uma taxa de acerto menor ou igual a 60%. E para ser considerado um descritor em destaque, este precisa ter uma taxa de acerto de pelo menos 5 pontos percentuais maior que a taxa média de acerto da rede e também atender ao critério de ter uma taxa de acerto superior a 60%.
Vale lembrar que as informações que você poderá visualizar na plataforma variam de acordo com os perfis de visualização. Veja abaixo como cada perfil visualizará os descritores:
- Perfil regional e estadual, aplicável àqueles vinculados à Regional ou à Secretaria de Educação.
No perfil “Regional” ou “Estadual” você poderá visualizar os descritores prioritários que aparecem com maior frequência nas turmas das escolas vinculadas á sua regional ou rede.
- Perfil escolar, aplicável a quem está vinculado à escola
No perfil de “Escola” você poderá visualizar os descritores em destaque e prioritários das turmas da sua escola.
O que acontece se dois descritores tiverem o mesmo indicador?
Na definição do indicador, os descritores podem empatar. Isso acontece quando dois descritores têm o indicador igual, ou seja, quando os resultados da divisão entre a taxa de acerto de cada turma e a taxa de acerto da rede forem os mesmos. Neste caso, será considerado como mais crítico o descritor que a taxa de acerto da turma tenha maior diferença para taxa da rede.
Há alguma diferença de critério nas redes estaduais que fizeram priorização curricular?
Nas redes estaduais em que houve priorização curricular, e a matriz de avaliação diagnóstica tem descritores em comum com o currículo priorizado, vamos levar em consideração prioritariamente os descritores da diagnóstica presentes no currículo prioritário.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.